Segundo estudos científicos realizados com diferentes tipos de whey protein, a resposta é PODE. A proteína não sofre alterações significativas em sua estrutura quando aquecida, mantendo seus benefícios nutricionais. O que ocorre é um processo de desnaturação, ou seja, suas moléculas de proteína se alteram e sua estrutura é modificada. Porém, isso não significa que ela perde suas propriedades nutricionais.
A whey protein pode ser composta por diferentes tipos de proteínas, como a caseína, lactoglobulina e lactoalbumina, que possuem diferentes sensibilidades ao calor. Enquanto a caseína pode ter suas propriedades afetadas pelo aquecimento, as outras proteínas presentes na whey protein são mais resistentes e não sofrem grandes alterações, esta é a razão pelo qual podemos dizer que não há mudanças significativas.
Um estudo publicado na revista "Food Hydrocolloids" em 2019, por exemplo, analisou as propriedades funcionais da whey protein concentrada e isolada quando expostas a altas temperaturas. Os resultados mostraram que, mesmo após serem submetidas a diferentes condições de aquecimento, as proteínas não perderam suas capacidades emulsificantes e solubilidade.
Uma outra pesquisa realizada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido também confirmou que a whey protein não sofre alterações quando aquecida, além de destacar que a proteína pode ser adicionada a receitas quentes sem prejuízo de suas propriedades.
Ainda num estudo publicado na revista científica "International Journal of Food Sciences and Nutrition", foram analisados três tipos de whey protein (concentrada, isolada e hidrolisada), todas submetidas a diferentes temperaturas (45°C, 60°C e 80°C) por diferentes períodos de tempo (10, 20 e 30 minutos), os resultados mostraram que não houve diferença significativa nas propriedades nutricionais entre as três proteínas e que, mesmo após serem aquecidas, todas mantiveram sua qualidade e valor nutricional. Isso comprova que o aquecimento da whey protein não afeta suas características e benefícios.
Mas é importante ressaltar que o aquecimento excessivo (acima de 80º) pode sim afetar a qualidade da proteína. Portanto, é recomendado que sejam evitadas altas temperaturas e tempos prolongados de cozimento para garantir que a whey protein mantenha suas propriedades benéficas. Temperaturas muito altas podem causar a formação de aglomerados de proteína, o que pode dificultar sua digestão e absorção pelo organismo. Sendo assim, o ideal é não expor a proteína do soro do leite a temperaturas muito elevadas e sempre misturá-la bem em líquidos ou receitas antes de consumir.
Vale citar que a whey protein concentrada é a mais comumente encontrada e também a mais indicada para uso culinário, pois é a mais resistente ao calor.
Outra questão a citar é o mito comum de que a whey protein se torna tóxica quando é aquecida. Isso não é verdade. A whey protein é uma proteína natural e pode ser aquecida sem nenhum risco à saúde.
Conclusão: a whey protein sofre pequenas alterações na sua estrutura, mas não em suas características nutricionais. Ela continua auxiliando em todos os seus aspectos, inclusive no ganho de massa muscular. O importante a ser considerado é a escolha por marcas de qualidade, isso sim é fundamental para garantir os benefícios da proteína, independente do modo de consumo.
@marcio.theone
Conheça TODAS as nossas alternativas de proteínas aqui
Loja de Suplementos Alimentares distintos frente aos tradicionais do mercado. Marca voltada ao público que aprecia o uso de alimentação inteligente via suplementação, sendo esta a mais natural possível, bem como com o maior grau de qualidade, sempre buscando aquilo que há de melhor no mundo. Nossa maior preocupação é comercializar produtos que antes de tudo façam bem ao organismo, para então depois atender as necessidades visuais dos nossos clientes. Entre em contato: theonesupps@gmail.com