As abelhas são algumas das criaturas mais incríveis já criadas pela natureza. Elas desempenham um papel vital em grande parte do suprimento de alimentos por meio da polinização e fornecem às pessoas uma alternativa natural saudável ao açúcar. Alguns dos aspectos mais interessantes das abelhas são as substâncias que elas produzem para usar. Própolis é uma resina natural encontrada em brotos de árvores jovens. As abelhas a coletam para usar como cola para selar suas casas. Própolis é um produto extremamente complexo que contém substâncias que previnem e tratam doenças que vão do câncer ao resfriado comum. Pesquisas recentes documentaram a capacidade da própolis de suprimir o crescimento de tumores humanos de neurofibromatose e câncer.
Composto de própolis interrompe processo tumoral em ensaios clínicos
A neurofibromatose é uma doença genética que pode produzir manchas na pele cor de café, mas é mais conhecida por produzir tumores no tecido nervoso, incluindo os nervos envolvidos na audição. Tumores de neurofibromatose podem crescer em qualquer outro lugar do corpo, incluindo o cérebro e a medula espinhal, e se removidos cirurgicamente, podem retornar. A condição de neurofibromatose pode ser fatal.
A neurofibromatose afeta uma em cada 3.000 pessoas. Os processos corporais que formam tumores de neurofibromatose são responsáveis por cerca de 70% dos cânceres humanos.
O própolis interrompeu o crescimento do tumor de neurofibromatose em um grupo de pacientes com câncer que participavam de um estudo realizado por cientistas da Universitaets Klinikum Eppendorf em Hamburgo, Alemanha. A disfunção da codificação do gene NF1 ou NF2 é a principal causa da neurofibromatose. Pesquisadores demonstraram anteriormente que o gene humano PAK1 é essencial para o crescimento de tumores NF1 e NF2. Embora várias tentativas tenham sido feitas para desenvolver medicamentos anti-PAK1, nenhuma foi bem-sucedida. Como o própolis
de abelha contém ingredientes anticâncer, éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE) e artepilina C (ARC), ambos os quais bloqueiam as vias de sinalização oncogênicas do PAK1, seus potenciais efeitos terapêuticos em tumores NF foram explorados in vivo. Foi demonstrado que um extrato rico em CAPE de própolis misturado com água suprimiu completamente o crescimento do NF1 humano e causou uma regressão quase completa do NF2 humano (Schwannoma), que havia sido enxertado em camundongos. Os cientistas enfatizaram que, embora o CAPE não seja usado clinicamente devido à sua baixa biodisponibilidade, ele pode ser tornado solúvel com a adição de lipídios (gorduras). (Phytotherapy Resources , fevereiro) Em um estudo anterior, esta equipe alemã identificou as habilidades anticâncer do CAPE. O CAPE é um composto natural encontrado em alguns alimentos, mas é altamente concentrado no própolis de abelha. Anteriormente, o própolis era conhecido apenas por ter função anticâncer por meio de sua profunda capacidade de estimular o sistema imunológico. Os ensaios clínicos para testar o composto em humanos estão em andamento. Até agora, o câncer
os pacientes participantes tiveram o crescimento do tumor interrompido. O efeito do composto na neurofibromatose, melanoma e câncer de pâncreas está sendo investigado. Embora os testes ainda estejam em estágios iniciais, a maioria dos pacientes não mostrou mais crescimento de seus tumores . Os responsáveis pelo estudo acreditam que várias outras doenças dependentes de PAK-1, como AIDS e síndrome do retardo mental do X frágil, podem ser impactadas pelo composto.
Própolis é eficaz contra câncer de laringe
Cientistas no Brasil investigaram recentemente os efeitos da própolis no carcinoma epidermoide da laringe humana. Eles incubaram células com diferentes concentrações de própolis de abelha por diferentes períodos de tempo. Em seguida, analisaram a morfologia e o número de células cancerosas viáveis. Seus dados mostraram que a própolis exibiu a capacidade de matar células cancerosas de maneira dependente da dose e do tempo. (Medicina complementar e alternativa baseada em evidências , 22 de outubro de 2007)
O própolis impede que tumores criem seus próprios suprimentos de sangue
Em outras pesquisas recentes, pesquisadores examinaram a capacidade dos componentes do própolis de impedir que tumores desenvolvam seus próprios suprimentos de sangue. Quando o suprimento de sangue para um tumor é interrompido, ele não pode mais receber nutrientes para alimentar seu crescimento. Acacetina, apigenina, artepilina C, CAPE, crisina, ácido p-cumárico, galangina, kaemferol, pinocembrina e quercetina também foram estudados quanto à sua atividade antioxidante.
Dois dos componentes, CAPE e quercetina, possuíam fortes efeitos inibitórios na formação de tubos e proliferação de células endoteliais e, coincidentemente, mostraram forte atividade antioxidante. Artepilina C, galangina e kaempferol também possuíam forte capacidade de bloquear o suprimento de sangue do tumor. Cada um tinha forte atividade antioxidante, embora não no grau de CAPE e quercetina. Em contraste, acacetina, apigenina e pinocembrina possuíam um grau considerável de efeito contra a formação do suprimento sanguíneo, embora demonstrassem baixa atividade antioxidante. Os cientistas notaram o potencial desses compostos para serem desenvolvidos em medicamentos farmacêuticos para o tratamento de tumores humanos. ( Molecular Nutrition and Food Research , 8 de dezembro de 2008)
Própolis de abelha rejuvenesce o sistema imunológico
O primeiro estudo duplo-cego de própolis envolveu uma equipe de cinco médicos liderados pelo Professor S. Scheller na Polônia, que descobriu que a própolis tinha o poder de prolongar o auge da vida, estimulando o sistema imunológico a liberar substâncias que protegem contra a deterioração celular. Além disso, a própolis impulsionou a destruição de bactérias estranhas potencialmente prejudiciais e estimulou a formação de anticorpos para construir imunidade a muitas doenças. Esse fortalecimento da defesa celular ajuda a construir resistência ao envelhecimento e à doença.
Os fagócitos são os glóbulos brancos que servem como a principal defesa contra infecções bacterianas. Descobriu-se que sua atividade é aumentada pela própolis.
À medida que as pessoas chegam aos 30 e 40 anos, o sistema imunológico geralmente começa a enfraquecer, aumentando a suscetibilidade a doenças. A própolis oferece atividade de amplo espectro por meio de sua ampla gama de flavonoides e outros compostos construtores de células, como vitaminas, minerais e enzimas. Os flavonoides da própolis podem bloquear a liberação de histamina estabilizando os lipídios da membrana celular. Os flavonoides protegem contra depósitos de lipofuscinas envelhecidas, que são pigmentos gordurosos no coração, cérebro, nervos e fígado.
Aqui estão alguns comentários do Dr. Scheller sobre suas descobertas a respeito da própolis, conforme citado no artigo de Carlson Wade Can Bee Propolis Rejuvenate the Immune System:
"Houve um aumento no desempenho físico geral, também sexual e, acima de tudo, intelectual.
"Na área gastroenterológica, encontramos um efeito favorável nas alterações infecciosas nas membranas mucosas do estômago e intestinos.
"Houve uma regeneração acelerada e intensificada de tecido lesionado em tecidos alterados traumática ou infecciosamente.
"Não houve alterações inequivocamente negativas no quadro de glóbulos brancos ou nos valores do fígado ou rim. Entre outras coisas, isso comprova a ausência de efeitos colaterais da própolis, bem como sua não toxicidade.
"Em nosso artigo, estudamos particularmente o efeito no sistema imunológico e documentamos outros efeitos positivos da própolis na circulação, metabolismo, bem-estar físico e doenças infecciosas.
"Simule o sistema imunológico e é possível controlar o processo de envelhecimento e desfrutar de uma vida longa e saudável. O própolis detém a chave para essa forma de rejuvenescimento interior."
Própolis é eficaz contra uma variedade de bactérias e vírus.
Uma colmeia de abelhas é um lugar movimentado, abarrotado de corpos agitados. Essas condições as tornariam muito suscetíveis a infecções bacterianas e virais, o que poderia destruir a colmeia da mesma forma que a Peste Bubônica devastou a Europa no século XVII. No entanto, as abelhas são capazes de prevenir a infecção usando seiva de árvores jovens que tem propriedades antibióticas. Elas coletam a seiva, a remetabolizam com suas secreções de néctar e a levam de volta para as colmeias. Lá, elas a espalham por todo o lugar para que cada abelha esbarre nela e fique imunizada. O antibiótico da árvore se torna o antibiótico da abelha.
Estudos documentaram a capacidade do própolis contra o Staphylococcus aureus, que causa infecções mortais em hospitais. Pesquisadores descobriram que extratos de própolis inibiram o crescimento da bactéria.
Outro estudo documentou que o própolis inibiu a atividade de espécies de bactérias estreptocócicas que causam cáries dentárias. Pesquisadores japoneses relataram que ratos de laboratório alimentados com própolis tiveram muito menos cáries do que aqueles que receberam uma dieta regular.
Pesquisadores no Brasil avaliaram recentemente a atividade antimicrobiana de duas pastas experimentais contendo extrato de própolis associado ao hidróxido de cálcio contra culturas polimicrobianas coletadas de molares de crianças. A pasta foi eficaz no controle de infecções dentárias. (Brazilian Dental Journal , 2008)
O própolis é igualmente eficaz contra infecções virais. Vários periódicos documentaram sua capacidade de combater infecções respiratórias superiores, como as causadas pelos vírus do resfriado comum e da gripe. Foi demonstrado que ele previne a reprodução dos vírus, mas deve ser usado durante todo o período de infecção.
Para mais informações, consulte:
http://www.thenutritionreporter.com/bee_stuf...
http://thenaturalshopper.com/buy-bee-supplem...
http://www.elearn-university.org/Medicine/54...
Loja de Suplementos Alimentares distintos frente aos tradicionais do mercado. Marca voltada ao público que aprecia o uso de alimentação inteligente via suplementação, sendo esta a mais natural possível, bem como com o maior grau de qualidade, sempre buscando aquilo que há de melhor no mundo. Nossa maior preocupação é comercializar produtos que antes de tudo façam bem ao organismo, para então depois atender as necessidades visuais dos nossos clientes. Entre em contato: theonesupps@gmail.com